O Porto Vintage da Quinta do Noval caracteriza-se pela sua pureza de frutas e uma qualidade fina e delicada, típica dos vinhos da propriedade em geral, mas que encontra nos Portos Vintage a sua expressão mais marcante e duradoura.
Equilíbrio, harmonia, requinte e elegância caracterizam nossos grandes Portos Vintage, que são declarados apenas quando temos certeza de que o ano produziu uma mistura, por menor que seja, digna de ter o nome de Porto Vintage Quinta do Noval.
A Noval segue seu próprio caminho na abordagem ao Porto Vintage. Se acreditarmos que dispomos de vinhos de qualidade e personalidade para integrar as categorias dos Portos Vintage da Quinta do Noval dos anos anteriores, engarrafamos e declaramos, mesmo que isso signifique declarar vários anos seguidos, e mesmo que significa, como costuma acontecer, engarrafar apenas algumas centenas de caixas do Porto Vintage Quinta do Noval, representando uma pequena porcentagem da produção total da Quinta.
É claro que, em anos muito grandes, quando houver unanimidade entre os produtores do Porto e resultar em uma Declaração Geral, a Quinta do Noval também declarará seu vinho, e talvez com um pouco mais de vinho do que o habitual. Mas, seja qual for o ano, os padrões de seleção na sala de degustação da Noval são extremamente rigorosos e, mesmo nos anos mais generosos, os volumes de nossos Vintage Ports são sempre extremamente pequenos: no máximo, menos de 20% da produção de nossos grandes vinhos Vintage. terroir de vinhedo.
CARACTERÍSTICAS DO VINTAGE
2016 foi um ano de extremos: um inverno quente com altas chuvas, com 618 mm duas vezes mais que em um ano médio. Após uma primavera chuvosa, o verão estava muito quente e seco, com alguns picos de calor em agosto e setembro.
No final de agosto, a colheita parecia extremamente boa, em excelentes condições sanitárias, mas o amadurecimento começou a desacelerar devido às condições muito quentes e secas.
Felizmente, 17 mm de chuva muito necessária caíram em 13 de setembro e a maturação continuou em condições ideais a partir deste ponto. A parte principal da colheita começou no dia 19 de setembro em clima seco e ensolarado, e os frutos continuaram a amadurecer durante todo o período da colheita. Conseguimos colher cada parcela em condições ideais, enquanto o amadurecimento continuava.
Apesar das condições climáticas incomuns e extremas do ano, o resultado final é de excelente qualidade. Os vinhos do Porto são excepcionais, com excelente estrutura, fruta brilhante muito intensa e aromaticamente muito expressivo.
VARIEDADES DE UVAS
Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Sousão
VINIFICAÇÃO
As uvas são pisadas a pé para obter o mosto, depois durante a fermentação maceram para obter a melhor extração possível nos lagares, os tradicionais cubas de pedra da Quinta.
MATURAÇÃO
Estagia durante 18 meses em barris de madeira nas adegas climatizadas da Quinta, na região demarcada do Vale do Douro, antes do engarrafamento.
TEMPERATURA DE SERVIÇO
15 ° C-17 ° C
ANÁLISE DE VINHOS
Álcool: 19,5% vol
Açúcar Total: 82g / dm3
Acidez Total: 4,19g / dm3
Ph: 3,58