CARACTERÍSTICAS DO VINTAGE
Uma primavera fresca e úmida precedeu um verão seco e quente, praticamente sem chuva. Esse clima condicionou a evolução do ciclo vegetativo, resultando em um ano de baixa produção e atrasando o amadurecimento das vinhas em 10 dias.
Começamos a colher no dia 10 de setembro com uvas em perfeita saúde e maturação, produzindo mostos de altíssima qualidade.
NOTAS DE PROVA
O Noval Late Bottled Vintage Port 2013 revela uma cor rubi profunda. Apresenta uma estrutura tânica muito fina com uma espinha dorsal sólida. A fruta é muito elegante e pura. Frutos pretos selvagens e notas de especiarias dominam neste LBV pronto para beber.
Carlos Agrellos, Diretor Técnico
VARIEDADES DE UVAS
Touriga Nacional; Touriga Franca; Tinta Roriz; Tinto Cão.
VINIFICAÇÃO
As uvas foram pisadas a pé para obter o mosto e depois durante a fermentação maceraram para obter a melhor extração possível nos lagares, os tradicionais cubas de pedra da Quinta. A fermentação durou 3 dias.
MATURAÇÃO
O vinho estagiou 4 anos em grandes barris de madeira chamados Tonéis, em vez de 2 anos para um Vintage Clássico. Isso explica o nome "Late Bottled Vintage". A madeira utilizada tem mais de 30 anos de idade, para que não sejam transmitidos sabores de madeira ao vinho.
TEMPERATURA DE SERVIÇO
15 ° -17 ° C