Nomeado após o emblemático cedro que domina o terraço da Quinta do Noval, o Cedro do Noval é uma expressão autêntica do Douro. É produzido na Quinta do Noval, com uvas cuidadosamente selecionadas, 100% cultivadas nas vinhas mais altas da Quinta do Noval, no coração do Vale do Douro, no norte de Portugal.
CARACTERÍSTICAS DO VINTAGE
Após um inverno seco, 2018 foi marcado por temperaturas muito frias e altas chuvas até o meio do verão e um final quente e seco do verão. Budbreak começou tarde em boas condições.
Após um longo período de verão, altas temperaturas e estresse hídrico foram ótimos para a riqueza antociânica das peles e o amadurecimento ideal das uvas.
A solidez da uva foi excelente na época da colheita.
A colheita dos vinhos brancos ocorreu de 5 a 20 de setembro em boas condições climáticas, com altas temperaturas e sem chuva. Produziu vinhos de alta qualidade com bons níveis de açúcar, acidez e compostos fenólicos.
Todos os vinhos produzidos naquele ano são essencialmente muito bons, até excelentes. Os brancos são frescos e perfumados.
NOTAS DE PROVA
"O Cedro do Noval branco 2018 apresenta uma cor clara e dourada clara. O aroma é intenso, fresco, levemente mineral, com camadas de frutas e notas florais. Na boca é cheio e revela toda a sua frescura através de uma acidez equilibrada e um longo final de boca. "
Carlos Agrellos, Diretor Técnico Cedro do Noval, é um vinho misturado com uvas brancas nobres
VARIEDADES DE UVAS
O Cedro do Noval é um vinho misto com uvas brancas nobres
do Vale do Douro: 60% Viosinho, 40% Gouveio
VINIFICAÇÃO
A fermentação é feita a 100% em barricas de carvalho francês, com 20% de barricas novas, por um período de 21 dias. Sem fermentação malolática.
MATURAÇÃO
Estágio de 100% em barricas de carvalho francês, com 20% de barricas novas, durante cerca de 6 meses. Bâtonnage foi feito uma vez por semana durante 3 meses.
TEMPERATURA DE SERVIÇO
9 ° C-11 ° C
ANÁLISE DE VINHOS
Álcool: 13%
Açúcar residual
: 0,6g / dm3 Acidez total: 6,21g / dm3
Ph: 3,11